Missa de Natal...Flores, velas, luzes e incenso... Coisas de liturgia de missa festiva... Adoro... O Glória e o Aleluia entoados depois de quatro semanas de espera... Advento é o tempo da espera... Mas as vezes sinto que o meu advento dura mais de quatro semanas... Tenho que esperar por tanta coisa!
Durante a homilia, o padre pediu para que nos reportássemos à Belém e nos imaginássemos lá no momento do Nascimento de Jesus... Opa, imaginar é comigo mesmo, afinal, minha imaginação é f... (ops, não pode falar palavrão, é uma história de Natal).
Então, fechei meus olhos e fui à Belém... Mas qual não foi minha surpresa quando abri meus olhos e me vi num deserto escuro e ao longe, uma casinha, com uma linda estrela brilhante em cima... Fui caminhando e olhando ao redor, quando esbarrei em alguém...
- Você?-Dissemos ao mesmo tempo.
Aquele sorriso eu conhecia só por foto. A voz, eu já havia imaginado mil vezes, mas nunca tinha ouvido. Era um alguém especial que eu conhecia virtualmente, que tinha o nome do papis de Jesus... (o terreno)
- O que você está fazendo aqui?- Perguntei perplexa.
-Eu estava na missa de Natal...
-E o padre pediu para que você se imaginasse em Belém...
-Eu fechei os olhos...
-E estamos os dois aqui! Que coisa!!!
Já tínhamos muiitas afinidades: Mesma profissão, mesmas missões na Igreja, gostávamos de Adoração e Vida e Machado de Assis... Mas nos conhecermos em Belém... Isso foi coisa de louco mesmo... é que a sabedoria de Deus é loucura para os homens.
-Bem, já que estamos aqui, vamos procurar o menino oras-Sugeri.
-Mas como? Quantas vezes imaginei como seria aquele sotaque de baiano... Me fez essa pergunta do memso jeito que Maria perguntou ao anjo como ela conceberia.
-Oxe...
-Oxe... Isso é coisa de baiano... KKKKKKK
-Eu sei, mas como eu te disse, sou filha de baiano... Você não lembra da história não? Só seguir a estrela. Eu acho que a estebaria é naquela casinha ali...
Não sabíamos se nos olhávamos para nos conhecer de vez ou íamos atrás do menino. Pensei que fosse melhor visitar o menino. Teríamos a vida toda para nos conhecer. O que é uma noite para quem vive no advento?
Começamos a andar, e a casinha era meio longe. Teríamos que andar uns vinte minutos.
-Isso é surreal. Parece historia do Mário de Sá Carneiro né?
-As histórias deles eram meio pra baixo não acha?
-Sim sim. Prefiro atribuir esse acontecimento Àquele que nos fez conhecer. As histórias de Deus também são surreais. Abraão que foi pai na velhice, Noé que fez a arca, Maria que ficou grávida... Bem, falando em Maria... Aquela ali que está falando com aquele rapazinho...
Surgiu uma mulher revestida de sol, a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas...
-Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm-dissemos os dois.
Logo em seguida, a lua e as estrelas sumiram, e deram lugar à uns panos mais simples. Aquilo só foi um sinal para sabermos de quem se tratava. O rapazinho trazia consigo uma ovelhinha...
-Olhe, aquele menino tem um burrego...-Ele como baiano, profundo conhecedor dessas coisas... Eu, conhecia só pelas fotos da casa da minha vó.
-Burrego... Que coisa de baiano....KKKKKKK
A Mulher colocou o burreg... ops, a ovelha ali deitadinha perto da majedoura... Ao longe, um cheirinho de estrume de vaca... Enfim, acho que os evangelistas nos pouparam desses detalhes sórdidos para não estragar a beleza e a santidade daquele momento.
Chegamos bem na hora da entrada dos reis magos. Os caras nuns panos brilhosos. Luxo mesmo. Uns presentes! Os evangelistas não falaram o quanto o ouro era brilhoso e do perfume inebriante do incenso e da mirra. Coisa de primeira. O Zé e eu boqueabertos, olhando aquela cena. Jesus com aquela cara de joelho como todo recém nascido, mas os olhos eram de Maria... Com certeza... Um belo castanho.
-Zé, e a gente não trouxe nada pro menino?
-E agora?
Quando abri minha bolsa, o que tinha dentro? O DVD do Adoração e Vida.
-Eu tinha certeza que esse DVD tinha ficado no meu PC. Mas nem inventaram a luz elétrica ainda, como Ele vai ver o DVD?
-Então vamos cantar pra Ele.
-Acho que chegamos atrasados. Os anjos já devem ter cantado o Glória.
-E isso nos impede de cantar?
-Mas eu nem trouxe meu violão. Vc sabe entrar no tom sem instrumento?
Quem me conhece e toca comigo sabe que eu sou uma chata em se tratando de cantar no tom. Quer me ver nervosa? é quando eu estou tocando uma coisa e o cantor canta outra.
-Eu posso resolver o problema de vocês!
Apareceu um anjo nuns panos brilhosos, com cara de transfiguração, com um violão... Nem seu Takamine faria um daqueles...
-Oxe, mas anjo não toca harpa?(Perdoem a minha pergunta sem sentido, eram muitas emoções para um dia só)
-Digamos que harpa não combina com vocês... Vocês precisam de um som mais acústico. Harpa a gente só toca no céu mesmo.
E o anjo deu um mi menor com nona lindo, adoro esse acorde.
???Como pode ser? Um Deus tão grande como Tu vir nos visitar? Tu não olhaste a nossa condição. Mas por amor, só por amor, estás aqui Senhor!
Adoramos, adoramos, adoramos, Deus de amor???
Fiquei perplexa como as nossa vozes se casavam. Ele fez o tenor do Walmir e eu fiz a segunda voz. Nos olhamos admirados quando Maria perguntou ao Zé dela de onde vinam aquelas vozes.
-Bem, os anjos já cantaram...
-Fomos nós!- Disse eu meio corajosa, meio medrosa, puxei o outro Zé pela mão e adentramos o estábulo.
Maria estranhou nossos panos: Eu estava de roxo, e digamos que no oriente médio há dois mil anos não era uma cor muito usada. O Zé de jeans, camiseta e tênis. Básico né.
-De onde vocês são? Pastores, reis magos e anjos estavam na história, mas e vocês?
-Mainha, isso é uma longa história...
-Mainha... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Liga não Senhora, nós somos do futuro, e somos católicos, a Igreja que o bebezinho aí da Mangedoura vai fundar. Sabemos que Ele é Deus e nosso irmão... E se Ele é nosso irmão, você é nossa "Mainha"... KKKKKKKKK. Desculpa Zé, foi mais forte do q eu!!!!
-Vocês judeus não chamam a Deus de "Abba", que para nós baianos, é "Painho".
-Painho... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
-Mas por que você ri tanto do jeito do rapaz falar?- Finalmente ouvimos a voz de José. O de Maria. Olha, os evangelhos falam que Maria falava pouco, mas a Maria que nós conhecemos...
-Ô Painho, é uma longa história... KKKKKKK-Meu Deus, como eu iria explicar a José a questão de regionalidade no Brasil? Melhor ainda: Como o Zé e eu conseguíamso falar com eles em Português e eles falando em aramaico? É a mesma explicação que tenho para como eu e o Zé fomos parar em Belém...
-Mas a canção que vocês cantaram é muito bonita. Não conhecemos.
-Mainha, considerando que é uma música cristã, e como o cristianismo não existe ainda, seria estranho se voces conhecessem.- Chamei Maria de Mainha como uma autêntica baiana- Foi uma pessoa que gosta muito de ti que escreveu essa canção. Ele já fez várias músicas pra Senhora.
E não sei da onde, surgiu outro anjo com a cara do Rodrigo Pires tocando um piano igual o do DVD do Adoração e Vida, e fez aquela introdução do "Perfeito é quem te criou".
???Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol, a lua debaixo de seus pés, e na cabeça uma coroa???
Maria ficou feliz com a antecipação que fizemos da sua assunção... Sorriu meio tímida...
-Num fique avexada Mainha... Tu merece...
-Avexada!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK...
-E vocês, são um casal também?-Perguntou Maria.
Mainha me deixou avexada com a pergunta... Num era falta de vontade vice?
O Zé fez uma cara... Prefiro não comentar...
-Mainha, estamos nos conhecendo hoje.- Expliquei.
Mainha fez uma cara de que não entendeu... Alguém está entendendo alguma coisa?
-Senhora, vou deixar esse presente pro menino...-E entreguei meu DVD do Adoração e Vida. Não faço a mínima como isso vai funcionar, mas o Menino dará um jeito... Pra quem vai transformar água em vinho, fez coxos andarem, cegos enxergarem e mortos ressucitarem... Mas, posso pegar ele no colo?
Fui à manjedoura e peguei o Menino... Pequeno... Frágil... Deus estava nos meus braços.
-Me deixe pegar o Menino também?
Meu Pai... Percebi a total falta de intimidade do Zé com os bebês... Dez a zero pro manto...
-Bem, acho que está na hora de irmos. Mainha e Painho querem descansar... Tiveram um dia cheio... Eles ainda vão apresentar o Menino, fugir pro Egito, subir à Jerusalém...-Concluí.
-É verdade... Concordou o Zé. Temos que ir...
Nos despedimos de Maria e José. Foi difícil largar o Menino... Vontade de levá-lo comigo... Enquanto segurava o bebê, o Zé se aproximou e Ele nos sorriu. Queria dizer algo naquele sorriso. Algo que ainda teríamos que esperar... o nosso Advento estava apenas começando.
Só me fiz uma pergunta: Como voltaríamos para casa? Fomos andando em silêncio, cada um guardando todas aquelas coisas em seu coração.
-Olha... Acho que voltaremos pro presente da mesma forma que viemos para cá... Fechando os olhos...
-Presente... Presente foi o que tivemos agora Su. Concluiu Zé, e eu concordei.
Fechamos os olhos... E abri já na minha paróquia. A homilia tinha acabado.
-Acorda!!! Diego me deu um tapaõ na testa.-Dormiu na homilia?
-Dormi mesmo... Tive um sonho... Sonhei que estava em Belém... Ah, depois te conto...
E a missa seguiu normalmente...
No dia seguinte, quando entrei no msn, o Zé estava on.
josehanthonio@hotmail.com diz:
-Menina eu tive um sonho ontem...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:
-Que você estava em Belém?
josehanthonio@hotmail.com diz:
-E tu tava junto comigo.
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:
-Você chamou Maria de "Mainha" KKKKKKKKK.
josehanthonio@hotmail.com diz:-Tivemos o mesmo sonho?
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Parece que sim... Peraí que eu vou pegar meu DVD do Adoração e Vida... Cadê... Eu tinha deixado aqui...
josehanthonio@hotmail.com diz:-No meu sonho, você estava com esse DVD na bolsa...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-E dei ele pro Menino... De vergonha qdo vi o presente dos magos.
josehanthonio@hotmail.com diz:-Vixe...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Quando nos veremos de novo?
josehanthonio@hotmail.com diz:-Quando fecharmos os olhos...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Então vamos pra Roma, tah?
josehanthonio@hotmail.com diz:-Maria nos fez uma pergunta que me inquietou...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Qual?
josehanthonio@hotmail.com diz:-Se éramos um casal...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-É... bem, em Roma a gente vê isso...
E fechei os olhos...
Pena q acabou...
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Há algum tempo estou refletindo sobre esse fenômeno que ocorre no final de ano. Parece uma praga. Sabe quando começa aquela época de campanha de prevenção à dengue?Então, convites de casamento são mais ou menos assim:Em setembro aparece um, em outubro dois, em novembro, dois no mesmo dia... E em dezembro...? Seus sábados à noite estão garantidos, pois em todos, absolutamente todos, alguém que seja seu conhecido estará fazendo sua festa de bodas...Haja vinho hem?
Ainda existem os similares, que são as festas de noivado e aniversários de bodas... Afinal, se o povo casa em dezembro, os aniversários, logicamente também o são...E me bate uma melancolia (não é inveja, pois o que eu mais quero é que todo mundo que deseja isso se case e seja feliz)por não saber quando serei eu que estarei enviando meu convite de casamento...Pense, ver todos aqueles que cresceram ao seu redor crescer e multiplicar e você continuar na mesma e sem nenhuma expectativa de quando isso irá acontecer?Cada coisa tem seu tempo... O Eclesiastes já disse isso primeiro, vocês não precisam me repetir... Enquanto espero... Folheio as páginas da Contigo...Vocês sabem que em toda sala de espera que se preze, temos ali umas revistas pra você passar o tempo... Então se estou na sala de espera da vida, tenho pelo menos o direito de olhar uma Contigo, uma Caras... Dependendo do dia, até uma Veja eu leio...E vou em todos os casamentos que sou convidada... A esperança de pegar o buquê ainda existe em mim, embora conheça muitas que não precisaram dessa supertição para irem ao altar... Prestigiar a amiga em um momento de felicidade é meu papel. Casamento não é o fim de nada, é apenas o começo...
Disso eu tenho ciência...Tenho certeza que sou moldada no ferro e no fogo para ser esposa e mãe. Tanto aprendizado precisa ser utilizado em algo. Eu sei que um dia encontrarei alguém para dividir a vida, que ame minhas qualidades e suporte minhas limitações e vice-versa, para então poder contemplar vocês com o convite que deve ser guardado... Eu guardo todos os convites das pessoas importantes em minha vida...Enquanto isso, aguardo na sala de espera, lendo na Contigo as bodas dos famosos (ou separações e traições, como queiram). Quando for chamada, eu aviso. Não se preocupem: Vou em todos os casamentos, aniversários de bodas e noivados desse dezembro...
By Sueli Alves
Ainda existem os similares, que são as festas de noivado e aniversários de bodas... Afinal, se o povo casa em dezembro, os aniversários, logicamente também o são...E me bate uma melancolia (não é inveja, pois o que eu mais quero é que todo mundo que deseja isso se case e seja feliz)por não saber quando serei eu que estarei enviando meu convite de casamento...Pense, ver todos aqueles que cresceram ao seu redor crescer e multiplicar e você continuar na mesma e sem nenhuma expectativa de quando isso irá acontecer?Cada coisa tem seu tempo... O Eclesiastes já disse isso primeiro, vocês não precisam me repetir... Enquanto espero... Folheio as páginas da Contigo...Vocês sabem que em toda sala de espera que se preze, temos ali umas revistas pra você passar o tempo... Então se estou na sala de espera da vida, tenho pelo menos o direito de olhar uma Contigo, uma Caras... Dependendo do dia, até uma Veja eu leio...E vou em todos os casamentos que sou convidada... A esperança de pegar o buquê ainda existe em mim, embora conheça muitas que não precisaram dessa supertição para irem ao altar... Prestigiar a amiga em um momento de felicidade é meu papel. Casamento não é o fim de nada, é apenas o começo...
Disso eu tenho ciência...Tenho certeza que sou moldada no ferro e no fogo para ser esposa e mãe. Tanto aprendizado precisa ser utilizado em algo. Eu sei que um dia encontrarei alguém para dividir a vida, que ame minhas qualidades e suporte minhas limitações e vice-versa, para então poder contemplar vocês com o convite que deve ser guardado... Eu guardo todos os convites das pessoas importantes em minha vida...Enquanto isso, aguardo na sala de espera, lendo na Contigo as bodas dos famosos (ou separações e traições, como queiram). Quando for chamada, eu aviso. Não se preocupem: Vou em todos os casamentos, aniversários de bodas e noivados desse dezembro...
By Sueli Alves
Olá pessoas...
Assinar:
Comentários (Atom)
