terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Missa de Natal...Flores, velas, luzes e incenso... Coisas de liturgia de missa festiva... Adoro... O Glória e o Aleluia entoados depois de quatro semanas de espera... Advento é o tempo da espera... Mas as vezes sinto que o meu advento dura mais de quatro semanas... Tenho que esperar por tanta coisa!

Durante a homilia, o padre pediu para que nos reportássemos à Belém e nos imaginássemos lá no momento do Nascimento de Jesus... Opa, imaginar é comigo mesmo, afinal, minha imaginação é f... (ops, não pode falar palavrão, é uma história de Natal).
Então, fechei meus olhos e fui à Belém... Mas qual não foi minha surpresa quando abri meus olhos e me vi num deserto escuro e ao longe, uma casinha, com uma linda estrela brilhante em cima... Fui caminhando e olhando ao redor, quando esbarrei em alguém...


- Você?-Dissemos ao mesmo tempo.
Aquele sorriso eu conhecia só por foto. A voz, eu já havia imaginado mil vezes, mas nunca tinha ouvido. Era um alguém especial que eu conhecia virtualmente, que tinha o nome do papis de Jesus... (o terreno)
- O que você está fazendo aqui?- Perguntei perplexa.
-Eu estava na missa de Natal...
-E o padre pediu para que você se imaginasse em Belém...
-Eu fechei os olhos...
-E estamos os dois aqui! Que coisa!!!
Já tínhamos muiitas afinidades: Mesma profissão, mesmas missões na Igreja, gostávamos de Adoração e Vida e Machado de Assis... Mas nos conhecermos em Belém... Isso foi coisa de louco mesmo... é que a sabedoria de Deus é loucura para os homens.
-Bem, já que estamos aqui, vamos procurar o menino oras-Sugeri.
-Mas como? Quantas vezes imaginei como seria aquele sotaque de baiano... Me fez essa pergunta do memso jeito que Maria perguntou ao anjo como ela conceberia.
-Oxe...
-Oxe... Isso é coisa de baiano... KKKKKKK
-Eu sei, mas como eu te disse, sou filha de baiano... Você não lembra da história não? Só seguir a estrela. Eu acho que a estebaria é naquela casinha ali...
Não sabíamos se nos olhávamos para nos conhecer de vez ou íamos atrás do menino. Pensei que fosse melhor visitar o menino. Teríamos a vida toda para nos conhecer. O que é uma noite para quem vive no advento?
Começamos a andar, e a casinha era meio longe. Teríamos que andar uns vinte minutos.
-Isso é surreal. Parece historia do Mário de Sá Carneiro né?
-As histórias deles eram meio pra baixo não acha?
-Sim sim. Prefiro atribuir esse acontecimento Àquele que nos fez conhecer. As histórias de Deus também são surreais. Abraão que foi pai na velhice, Noé que fez a arca, Maria que ficou grávida... Bem, falando em Maria... Aquela ali que está falando com aquele rapazinho...
Surgiu uma mulher revestida de sol, a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas...
-Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm-dissemos os dois.
Logo em seguida, a lua e as estrelas sumiram, e deram lugar à uns panos mais simples. Aquilo só foi um sinal para sabermos de quem se tratava. O rapazinho trazia consigo uma ovelhinha...
-Olhe, aquele menino tem um burrego...-Ele como baiano, profundo conhecedor dessas coisas... Eu, conhecia só pelas fotos da casa da minha vó.
-Burrego... Que coisa de baiano....KKKKKKK
A Mulher colocou o burreg... ops, a ovelha ali deitadinha perto da majedoura... Ao longe, um cheirinho de estrume de vaca... Enfim, acho que os evangelistas nos pouparam desses detalhes sórdidos para não estragar a beleza e a santidade daquele momento.
Chegamos bem na hora da entrada dos reis magos. Os caras nuns panos brilhosos. Luxo mesmo. Uns presentes! Os evangelistas não falaram o quanto o ouro era brilhoso e do perfume inebriante do incenso e da mirra. Coisa de primeira. O Zé e eu boqueabertos, olhando aquela cena. Jesus com aquela cara de joelho como todo recém nascido, mas os olhos eram de Maria... Com certeza... Um belo castanho.
-Zé, e a gente não trouxe nada pro menino?
-E agora?
Quando abri minha bolsa, o que tinha dentro? O DVD do Adoração e Vida.
-Eu tinha certeza que esse DVD tinha ficado no meu PC. Mas nem inventaram a luz elétrica ainda, como Ele vai ver o DVD?
-Então vamos cantar pra Ele.
-Acho que chegamos atrasados. Os anjos já devem ter cantado o Glória.
-E isso nos impede de cantar?
-Mas eu nem trouxe meu violão. Vc sabe entrar no tom sem instrumento?
Quem me conhece e toca comigo sabe que eu sou uma chata em se tratando de cantar no tom. Quer me ver nervosa? é quando eu estou tocando uma coisa e o cantor canta outra.
-Eu posso resolver o problema de vocês!
Apareceu um anjo nuns panos brilhosos, com cara de transfiguração, com um violão... Nem seu Takamine faria um daqueles...
-Oxe, mas anjo não toca harpa?(Perdoem a minha pergunta sem sentido, eram muitas emoções para um dia só)
-Digamos que harpa não combina com vocês... Vocês precisam de um som mais acústico. Harpa a gente só toca no céu mesmo.
E o anjo deu um mi menor com nona lindo, adoro esse acorde.
???Como pode ser? Um Deus tão grande como Tu vir nos visitar? Tu não olhaste a nossa condição. Mas por amor, só por amor, estás aqui Senhor!
Adoramos, adoramos, adoramos, Deus de amor???
Fiquei perplexa como as nossa vozes se casavam. Ele fez o tenor do Walmir e eu fiz a segunda voz. Nos olhamos admirados quando Maria perguntou ao Zé dela de onde vinam aquelas vozes.
-Bem, os anjos já cantaram...
-Fomos nós!- Disse eu meio corajosa, meio medrosa, puxei o outro Zé pela mão e adentramos o estábulo.
Maria estranhou nossos panos: Eu estava de roxo, e digamos que no oriente médio há dois mil anos não era uma cor muito usada. O Zé de jeans, camiseta e tênis. Básico né.
-De onde vocês são? Pastores, reis magos e anjos estavam na história, mas e vocês?
-Mainha, isso é uma longa história...
-Mainha... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Liga não Senhora, nós somos do futuro, e somos católicos, a Igreja que o bebezinho aí da Mangedoura vai fundar. Sabemos que Ele é Deus e nosso irmão... E se Ele é nosso irmão, você é nossa "Mainha"... KKKKKKKKK. Desculpa Zé, foi mais forte do q eu!!!!
-Vocês judeus não chamam a Deus de "Abba", que para nós baianos, é "Painho".
-Painho... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
-Mas por que você ri tanto do jeito do rapaz falar?- Finalmente ouvimos a voz de José. O de Maria. Olha, os evangelhos falam que Maria falava pouco, mas a Maria que nós conhecemos...
-Ô Painho, é uma longa história... KKKKKKK-Meu Deus, como eu iria explicar a José a questão de regionalidade no Brasil? Melhor ainda: Como o Zé e eu conseguíamso falar com eles em Português e eles falando em aramaico? É a mesma explicação que tenho para como eu e o Zé fomos parar em Belém...
-Mas a canção que vocês cantaram é muito bonita. Não conhecemos.
-Mainha, considerando que é uma música cristã, e como o cristianismo não existe ainda, seria estranho se voces conhecessem.- Chamei Maria de Mainha como uma autêntica baiana- Foi uma pessoa que gosta muito de ti que escreveu essa canção. Ele já fez várias músicas pra Senhora.
E não sei da onde, surgiu outro anjo com a cara do Rodrigo Pires tocando um piano igual o do DVD do Adoração e Vida, e fez aquela introdução do "Perfeito é quem te criou".
???Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol, a lua debaixo de seus pés, e na cabeça uma coroa???
Maria ficou feliz com a antecipação que fizemos da sua assunção... Sorriu meio tímida...
-Num fique avexada Mainha... Tu merece...
-Avexada!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK...
-E vocês, são um casal também?-Perguntou Maria.
Mainha me deixou avexada com a pergunta... Num era falta de vontade vice?
O Zé fez uma cara... Prefiro não comentar...
-Mainha, estamos nos conhecendo hoje.- Expliquei.
Mainha fez uma cara de que não entendeu... Alguém está entendendo alguma coisa?
-Senhora, vou deixar esse presente pro menino...-E entreguei meu DVD do Adoração e Vida. Não faço a mínima como isso vai funcionar, mas o Menino dará um jeito... Pra quem vai transformar água em vinho, fez coxos andarem, cegos enxergarem e mortos ressucitarem... Mas, posso pegar ele no colo?
Fui à manjedoura e peguei o Menino... Pequeno... Frágil... Deus estava nos meus braços.
-Me deixe pegar o Menino também?
Meu Pai... Percebi a total falta de intimidade do Zé com os bebês... Dez a zero pro manto...
-Bem, acho que está na hora de irmos. Mainha e Painho querem descansar... Tiveram um dia cheio... Eles ainda vão apresentar o Menino, fugir pro Egito, subir à Jerusalém...-Concluí.
-É verdade... Concordou o Zé. Temos que ir...
Nos despedimos de Maria e José. Foi difícil largar o Menino... Vontade de levá-lo comigo... Enquanto segurava o bebê, o Zé se aproximou e Ele nos sorriu. Queria dizer algo naquele sorriso. Algo que ainda teríamos que esperar... o nosso Advento estava apenas começando.
Só me fiz uma pergunta: Como voltaríamos para casa? Fomos andando em silêncio, cada um guardando todas aquelas coisas em seu coração.
-Olha... Acho que voltaremos pro presente da mesma forma que viemos para cá... Fechando os olhos...
-Presente... Presente foi o que tivemos agora Su. Concluiu Zé, e eu concordei.
Fechamos os olhos... E abri já na minha paróquia. A homilia tinha acabado.
-Acorda!!! Diego me deu um tapaõ na testa.-Dormiu na homilia?
-Dormi mesmo... Tive um sonho... Sonhei que estava em Belém... Ah, depois te conto...
E a missa seguiu normalmente...
No dia seguinte, quando entrei no msn, o Zé estava on.
josehanthonio@hotmail.com diz:
-Menina eu tive um sonho ontem...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:
-Que você estava em Belém?
josehanthonio@hotmail.com diz:
-E tu tava junto comigo.
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:
-Você chamou Maria de "Mainha" KKKKKKKKK.
josehanthonio@hotmail.com diz:-Tivemos o mesmo sonho?
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Parece que sim... Peraí que eu vou pegar meu DVD do Adoração e Vida... Cadê... Eu tinha deixado aqui...
josehanthonio@hotmail.com diz:-No meu sonho, você estava com esse DVD na bolsa...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-E dei ele pro Menino... De vergonha qdo vi o presente dos magos.
josehanthonio@hotmail.com diz:-Vixe...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Quando nos veremos de novo?
josehanthonio@hotmail.com diz:-Quando fecharmos os olhos...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Então vamos pra Roma, tah?
josehanthonio@hotmail.com diz:-Maria nos fez uma pergunta que me inquietou...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-Qual?
josehanthonio@hotmail.com diz:-Se éramos um casal...
?Sueli ?Olhos de ressaca... diz:-É... bem, em Roma a gente vê isso...
E fechei os olhos...


Pena q acabou...





Um comentário:

Anônimo disse...

fiquei emocionada su....